Uma Vida Para Sempre por Simone Taietti

23:59

Uma vida para sempreTítulo: Uma vida para Sempre
Autor: Simone Taietti
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 347

Nota: 5/5 + Favorito

Ethel diz estar morrendo. Contudo, não afirma isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida.Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação.As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo.Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias.Quanto dura o para sempre?Ethel descobriu.


''A dor ensina. A dor protege.''

O livro fala sobre a vida de Ethel. Uma jovem de dezessete anos que desde criança descobriu que tinha uma doença rara. Insensibilidade Congênita à Dor com Anidrose (CIPA). Basicamente, a doença não permite que a pessoa sinta dor nenhuma. 
Muitas pessoas podem achar que esta doença é boa, afinal, você se machuca, mas não sente nada. O problema é que você nunca sabe se está passando mal, não sabe se está ou não com vontade de ir ao banheiro e muito menos se você tem alguma outra doença.

Ethel sempre tentou preparar as pessoas que estavam ao seu redor para o que estava tão próximo: O seu fim. Um dia, quando ela estava procurando saber mais sobre esta doença, viu que as estatísticas eram de que pessoas diagnosticadas com CIPA, viviam em média 20 anos.

''A dor ensina. A dor protege. Ela pode trazer momentos muito ruins para a nossa vida, mas o que seríamos sem ela? ''


Ela tem uma vida muito diferente, seus amigos são pacientes do hospital, de um menino de nove anos à uma senhora de setenta. Sua mãe, proibiu terminantemente estas visitas ao hospital por achar que a filha estaria entrando em uma depressão profunda, que tentaria se matar, por ver tantos amigos morrerem, essas coisas.

Mas um dia Ethel conhece uma pessoa no hospital que faria tudo ser diferente. Que mudaria sua vida ou pelos menos o seu Para Sempre.
Vitor, um rapaz com leucemia. O amor entre os dois fica inevitável, mas não é tão fácil quanto se pode parecer. Dois jovens que admitem estar morrendo, lutando contra a morte para serem felizes.

Até onde o Amor é capaz de ir? A vida é cheia de surpresas ou melhor... A morte é cheia de surpresas. 
Juntos, os dois tentam mostrar para as pessoas que vivem suas vidas como se nada de ruim pudesse acontecer, que sim, muitas coisas podem acontecer. A Morte é uma delas.

''Mas do que a vida é feita, senão de lembranças? Você precisa aprender que isso é tudo o que nos resta depois que o tempo passa.''

Eu fiquei apaixonada com alguns personagens. Principalmente pelo Vitor, que mesmo enfrentando tantas dificuldades, ainda foi capaz de ter esperanças e acreditar no amor. Ethel foi uma personagem muito guerreira, que em meio a tantas coisas que ela tinha que passar, ela pensava nos outros. Nunca preocupava com o que aconteceria com ela. Mas o tempo todo pensava na mãe e em prepará-la. Incrível.

''Apesar de tudo, todo sofrimento pode ser superado.''

Este é um livro lindo. Sabe aquele livro que te faz comprar pela capa? Ele se encaixaria perfeitamente neste quesito. Tem uma capa super fofa e uma lobada maravilhosa! Além de que os detalhes interiores são muito condizentes e apaixonantes.
A escrita da Simone é fantástica. Eu entrei totalmente na história, não conseguia largar de jeito nenhum. Uma Vida Para Sempre deveria ser leitura obrigatória, para todos. Aprendi tanto com este livro, que gostaria que todos um dia tivessem a oportunidade de lê-lo.
''Acho que é possível propagar no tempo os sentimentos, mas só os verdadeiros.''

Você precisa ler este livro. Eu gosto de leituras que realmente acrescentam alguma coisa na minha vida. E eu aprendi imensamente com os personagens do livro, com toda a história. A autora fez com que você se aproximasse aos poucos com o livro, até que chega um ponto em que você não consegue mais largá-lo. 
Nunca me emocionei tanto em um livro, chorei muito!

Confira também

0 comentários