@mor por Daniel Glattauer

10:00

@morTítulo: @mor
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Ano: 2013
Páginas: 188
Nota: 3/5 

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.

 Tudo começa com um e-mail por engano. Emmi é casada e quer desesperadamente cancelar uma assinatura, porém acaba endereçando o e-mail errado e sua mensagem vai cair na caixa de entrada de Leo.

É estranho, porém depois disto, eles acabam virando ''amigos virtuais''. Mas Leo acaba se interessando demais por ela, querendo desesperadamente encontrá-la.
Entretanto, Emmi acha que não é necessário.

O que me irritou um pouco foi este troca-troca. Uma hora Emmi quer ver Leo depois Leo quer ver Emmi e quando um quer o outro nunca quer.
Nessas 188 páginas não podemos ver uma ''história'' e sim acontecimentos razoáveis que confesso, não me prenderam nenhum um pouco.

Não houve em nenhum momento que eu estava louca para saber o que aconteceria em seguida, porque como disse, não havia acontecimentos interessantes.
Eles tinham um acordo de um não falar sobre a vida do outro, como por exemplo, Emmi não falar sobre sua vida de casada e Leo não falar qualquer detalhe de sua vida amorosa.

Foi bem tedioso ter que esperar por algo que me fizesse ficar com exclamações e dizer que o livro era muito bom.
O motivo das três estrelas é somente por ter sido um livro válido, porém não emocionante nem interessante.

Poderia facilmente dar uma estrela ao quesito final, já que, o livro não acabou. O autor simplesmente parou no meio do livro para fazer uma continuação.
Enfim, acho que não é um livro que irá agradar a todos. Fui ler com as expectativas lá em cima, porque havia lido Simplesmente Acontece (Cecilia Ahern) e tinha me apaixonado completamente. Fui pesquisar sobre livros que tinham a narrativa por mensagens ou e-mails e logo apareceu @mor.
Decepcionante.

Confira também

0 comentários